fbpx
Qualifique-se hoje mesmo e saia na frente na sua recolocação no mercado de trabalho.

Como saber se a vaga é a certa pra você? Veja dicas para descobrir.

Quando você está procurando um emprego, é importante considerar mais do que apenas o trabalho em si. O trabalho, é claro, é importante, mas é uma boa ideia rever mais do que apenas o salário e as responsabilidades do cargo. Não importa o quão bom é o trabalho se você não vai ser feliz fazendo isso.

Seu objetivo deve ser garantir uma posição que se encaixe perfeitamente com quem você é como pessoa e com seu estilo de vida.

Como decidir se um trabalho é realmente bom

Como você pode dizer se o trabalho é um bom o suficiente para se candidatar e, ainda mais importante, como você sabe se você deve aceitar uma oferta para um emprego? Embora nunca haja garantias rigorosas, o seguimento de um processo pensativo pode aumentar suas chances de tomar uma decisão sólida.  Pense bem e depois tome sua decisão.

Faça uma lista do que deseja em um trabalho

Um primeiro passo importante é desenvolver uma lista do que você está procurando em um trabalho. O perfil de todos para um trabalho desejado será diferente, mas aqui estão alguns fatores a considerar ao compilar sua lista:

Desenvolvimento do trabalho – Sua satisfação com um trabalho será determinada em grande parte pela forma como estimulam as tarefas diárias para você. Mesmo o trabalho mais bem pago ou mais prestigiado pode ficar velho rápido se você não aproveitar de todas as formas o seu potencial e o que a empresa tem a oferecer.

Habilidades – Pergunte a si mesmo se as tarefas envolvidas com o trabalho envolverão as habilidades que você tem e assim possa ter sucesso na posição. Faça uma lista de suas habilidades mais importantes e circule as que mais gostou de se candidatar a empregos passados, trabalho voluntário, atividades e projetos acadêmicos.

Ao ler a descrição do trabalho e discutir a posição através do processo de entrevista, analise o quão bem o trabalho corresponde à lista de habilidades que você prefere usar.

Salário – Mesmo o que parece ser o melhor trabalho pode ficar curto se você não estiver satisfeito com seu nível de compensação.

Esteja ciente da renda que será oferecida e os benefícios que você precisa, quer e merece. Descobrir que você está mal pago em comparação com outras empresas depois de começar o trabalho pode ser desmoralizante.

O chefe – Pense no gerente ideal para você e avalie cuidadosamente a pessoa com quem você trabalharia em uma posição-alvo.

Considere fatores como se você prefere um chefe prático ou alguém que o deixará trabalhar de forma muito independente. Peça aos futuros colegas que descrevam o estilo de gerenciamento do seu possível supervisor e procure por sugestões verbais e não verbais sobre como a personalidade do indivíduo se misturava com a sua.

Essas são apenas algumas dicas para te ajudar a entender se a vaga é certa pra você. Coloque-as em prática e boa sorte!

Deixe o seu pensamento